Arraial D´Ajuda Chales SONHOS DE PRAIA pousadas Lodging Flat Arraial D´Ajuda

Ecologia e Medio Ambiente

Arraial D´Ajuda pousadas
Portugues
Español
English
Fotos / Photos
Rates /Tarifas
Arraial d´Ajuda Mapa
Reservas/ConsultUs
Arraial D´Ajuda Favoritos
Ecologia Medio Ambiente
Arraial D´Ajuda Night and Day
Links Exchange


A Mata Atlântica
 
A Mata Atlântica é um complexo e exuberante conjunto de ecossistemas de essencial importância por abrigar parte significativa da diversidade biológica do Brasil.
 
É também um dos biomas mais ameaçados do mundo pelas constantes agressões e ameaças de destruição que sofrem suas florestas, mangues e restingas.
 
Por isso, a Mata Atlântica é reconhecida, nacional e internacionalmente, como um bioma que precisa de ações emergenciais de conservação.
Distribui-se ao longo da Costa Atlântica do país, ocupando ainda áreas da Argentina e do Paraguai. Na Região Sudeste, a Mata Atlântica abrangia originalmente 1.350.000 km2.
 
Seus limites originais contemplavam áreas em 17 estados: PI, CE, RN, PE, PB, SE, AL, BA, ES, MG, GO, RJ, MS, SP, PR, SC e RS, o que correspondia a aproximadamente 15% do território brasileiro.
Nessa extensa área, vivem atualmente 60% da população brasileira. São 108 milhões de habitantes em mais de 3.406 municípios, que correspondem a 62% das cidades brasileiras.
 
A Mata Atlântica está entre as cinco regiões do planeta de maior prioridade para a conservação da biodiversidade , um dos hottest Hotspots, ou seja, uma das áreas mais ricas e mais ameaçadas do mundo.
Apesar de sua acentuada devastação, o bioma ainda detém muito da diversidade biológica brasileira, com alto grau de endemismo )espécies que só existem nesse lugar do mundo).
 
Encontramos exemplos dessa biodiversidade nas mais de 20.000 espécies de árvores. No sul da Bahia, em apenas um hectare (o equivalente a um campo de futebol) foram registradas 270 espécies de mamíferos (90 endêmicos), 372 de anfíbios (260 endêmicos), 197 de répteis (60 endêmicos), 849 de aves (188 endêmicas), 2.120 de borboletas (948 endêmicas) e, um recorde mundial, 454 espécies de árvores. Se as espécies que vivem na Mata Atlântica forem extintas, desaparerão para sempre da face da Terra.
 
Ecologia e Conservação
 
O Corredor Central da Mata Atlântica possui um incrível número de espécies de plantas, vertebrados, e borboletas florestais. Muitas delas são endêmicas , isto é, que só existem ali e em nenhuma outra parte do planeta.
 
O maior recorde de espécies de árvores foi encontrado no Parque Estadual da Serra do Conduru (BA), uma das áreas protegidas do Corredor. Em pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Sócioambientais do Sul da Bahia (IESB), foram registradas 144 espécies arbóreas em uma área de apenas 1.000 metros quadrados. Para se ter uma idéia, as duas outras florestas brasileiras que estão mais próximas desta riqueza são a Reserva Florestal de Linhares, no Espírito Santo, com 125 espécies, e a  Reserva Ducke, na Amazônia, com 122 espécies.
Os dados para a região ainda podem surpreender, à medida que aumentam as investigações científicas. Pelo menos 12 novas espécies de anfíbios foram descritas recentemente no Corredor Central.
 
Os altos níveis de biodiversidade e endemismo, combinados com a grande fragmentação de suas florestas, fazem do Corredor Central da Mata Atlântica uma área prioritária para a conservação. Uma responsabilidade de todos os cidadãos que usufruem dela!
 
Unidades de Conservação
 
A rede de unidades de conservação do Corredor Central da Mata Atlântica, nos estados da Bahia e do Espírito Santo, não é geográfica nem ecologicamente bem distribuída.
 
No Corredor há 23 unidades de conservação públicas de proteção integral, que somam 162,5 mil hectares. A Reserva Biológica de Sooretama e Parque Estadual de Pedra Azul são alguns exemplos. Além disso, há 37 Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPNs). As áreas protegidas do Corredor Central são insuficientes e ineficientes para garantir seus recursos naturais no longo prazo.
 
No extremo sul da Bahia está um dos blocos mais importantes de mata do Corredor Central, abrangendo quatro parques nacionais: o do Descobrimento, o do Monte Pascoal, o do Pau-Brasil e o de Abrolhos, que protegem quase 50.000 hectares de floresta e 90.000 hectares de ecossistemas marinhos. As pequenas bacias hidrográficas protegidas por esses parques são extremamente importantes, não só para a biodiversidade da Mata Atlântica como também para os últimos recifes de corais sadios do Atlântico Sul.
 
Serviços Ambientais
 
A conservação da biodiversidade garante a manutenção dos serviços ecológicos que a natureza nos presta, como a polinização, o controle de pragas e vetores de doenças, a ciclagem de nutrientes (água, nitrogênio, carbono), a contenção de encostas, a regulação da temperatura e da umidade do ar, entre outros recursos.
 
Ao preservar a riqueza da flora e da fauna da Mata Atlântica, você permite que a natureza continue prestando esses serviços vitais para a nossa vida no planeta.
 
Sugerimos a leitura do artigo "Os serviços ecológicos da Mata Atlântica", publicado em junho de 2004, na Revista Ciência Hoje, por Athayde Tonhasca Jr.
 

Enter supporting content here

Arraial Chales SONHOS DE PRAIA
Arraial D´Ajuda (0055)73-3575-3154 & (0055)73-9991-8630
Sao Paulo (0055)11-3717-3528 (FLAT)
BH (0055) 31-3231-5832 (JUDA)
Alameda dos Flamboyants 209- Arraial d Ajuda-Porto Seguro - Bahia - CEP 45816-000